top of page

QUEM SOMOS

A Associação Aprender em Parceria é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), sem fins lucrativos, de utilidade pública, constituída em 2007.

A HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO

A Associação A PAR surge, a 15 de fevereiro de 2007, pelas mãos da sua fundadora – Professora Doutora Maria Emília Nabuco – com a convicção de que o futuro das crianças será melhor se tiverem acesso, desde a mais tenra idade, a experiências positivas de aprendizagem e em interação com pais, cuidadores e educadores. Acredita que a capacitação parental, com ferramentas que potenciem nas crianças predisposições positivas para a aprendizagem, afigura-se como essencial para que pais e cuidadores se sintam confiantes nesse papel.

Antes de se constituir enquanto Associação, já em maio de 2006, a A PAR começou a dar os primeiros passos, enquanto projeto piloto da Escola Superior de Educação de Lisboa, inspirado no Programa PEEP. Durante este período, recebeu formação do parceiro britânico, traduziu e adaptou sessões ao contexto português, preparou materiais didáticos, formou o primeiro grupo de líderes A PAR e deu início aos primeiros grupos de pais e crianças dos 0 aos 6 anos.

Ao longo dos últimos anos, têm emergido novos projetos para dar resposta às necessidades com que a Equipa se vai deparando no terreno.  A dinamização de atividades lúdicas e formativas visa garantir a sustentabilidade da Associação, a disseminação de boas práticas e, assim, a viabilidade de promover atividades de caráter gratuito para crianças e famílias em zonas de intervenção prioritária.

A NOSSA MISSÃO

OS NOSSOS VALORES

Criar oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem para crianças, desde o nascimento, através de um trabalho em estreita parceria com pais, cuidadores e profissionais da área da educação e da infância.

PARTILHA

DINAMISMO

COOPERAÇÃO

QUALIDADE

O PROGRAMA A PAR

O Programa A PAR foi estruturado para ser oferecido às famílias que tenham crianças com idades compreendidas entre os zero e os seis anos de idade. Ao envolver desde muito cedo os pais na educação dos seus filhos, reforça o seu papel crucial como primeiros e mais importantes educadores das suas crianças, reconhecendo que são estes que lhes poderão facilitar um início de vida e de escolaridade com mais sucesso.

O NOSSO ESPAÇO
A NOSSA EQUIPA
INESMCS-7527.jpg

Sofia Lopes

Coordenadora de Projetos

INESMCS-7539_edited.jpg

Rita Álvaro

Gestora de Projetos

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Florbela Amaro 

Primeiro Secretário: Ester Rosa 

Segundo Secretário: Maria de Lurdes Ferreira 

DIREÇÃO

Presidente: Carina Santa Bárbara 

Vice-Presidente: Sofia Lopes 

Secretário: Mónica Ricardo

Tesoureiro: Aida Ramalho 

Vogal: Ana Cravo 

CONSELHO FISCAL

Presidente: Afonso Mendonça dos Reis 

Primeiro Vogal: Maria Geraldo 

Segundo Vogal: Patrícia Várzea 

DOCUMENTOS A PAR
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2024
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2023
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2022
ESTATUTOS A PAR
bottom of page